Caminhão Toco

Caminhão Toco
Caminhão Toco
  • 28 / 04 / 2020
O transporte de cargas movimenta as estradas brasileiras durante todo o ano e é comum se deparar com diferentes tipos de caminhões circulando.
O caminhão toco, por exemplo, é um modelo menor, necessita de apenas dois eixos e tem um limite de peso que deve ser respeitado.

O que é o caminhão toco?

O caminhão toco é um modelo básico de porte médio, podendo ser usado tanto para o ambiente urbano quanto para viagens. O veículo possui dois eixos com a tração na parte dianteira.
Ele se apresenta em duas opções:
  • O traseiro simples (uma roda de cada lado) e peso bruto máximo de 12 toneladas
  • E o duplo (duas rodas de cada lado) e peso bruto máximo de 16 toneladas.
Importante ressaltar que o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo de carregamento pelo eixo do veículo. Isso significa que, quanto maior for o número de eixos, mais peso o caminhão pode transportar.

Para que é usado o caminhão toco?

O caminhão toco tem diversas funcionalidades e elas mudam de acordo com as configurações de sua carroceria. Entre as principais podemos citar:
  • Grade baixa – fretes em áreas urbanas e carga seca;
  • Plataforma -transporte de veículos e máquinas maiores;
  • Baú sider – também trabalha com cargas secas e seu diferencial é a lona que protege os materiais das agressões climáticas;
  • Tanque – transporte de líquidos;
  • Basculante – para transporte de cargas a granel.

Como é o caminhão toco?

O caminhão toco possui dois eixos, podendo ser com uma traseira simples ou dupla. O primeiro dos eixos fica embaixo da cabine e outro na parte de trás. Isso faz com que o meio da distância entre os dois eixos seja o centro de gravidade do automóvel e receba o peso integral da mercadoria. Para o veículo aguentar essa distribuição e não afetar a estrutura, a carga não deve ultrapassar o limite de peso permitido. Outro fator que influencia a quantidade máxima que o caminhão pode carregar é a quantidade de rodas presentes no eixo. Os veículos que possuem duas rodas por eixo têm uma melhor distribuição no peso que eles podem transportar. O item duplicado garante maior segurança. Se durante o trajeto um dos pneus estourar, o outro consegue dar estabilidade suficiente ao condutor até sua troca.